Se parecer que o Google Analytics não está mostrando todo o seu tráfego de redes sociais, pode ser hora de fazer alguns ajustes. O colunista Mark Traphagen explica como personalizar seu canal social para garantir que nada seja perdido

Uma das alegrias do Google Analytics é o número de filtros e segmentos integrados que tornam rápido e fácil de cavar de onde o tráfego realmente está vindo.
Em alguns casos, esse é também o seu maior pesadelo.
Por quê? Como em alguns casos, as predefinições no Google Analytics não mostram o que você acha que eles estão mostrando. Com mais precisão, muitas vezes eles não mostram tudo o que você esperaria ver. Um dos principais argumentos é o canal social padrão no relatório Aquisições> Todos os Tráfego> Canais.
Se você não personalizou esse canal, uma grande quantidade de seu tráfego real de mídia social pode não estar mostrando lá!
O que há de errado com o canal social Analytics?
Primeiro, vamos falar sobre o que queremos dizer com "canais padrão" no Google Analytics. Na seção Aquisição, o Google fornece um relatório de canais que segmenta todo o seu tráfego recebido.

Cada um desses canais (por exemplo, Organic Search, Direct, Referral) é realmente um filtro que atribui uma parte do seu tráfego de entrada global com base em determinados critérios. Como com qualquer filtro, cada um é tão bom quanto as regras que ele possui.
Na maioria dos casos, os filtros de canais são baseados em um conjunto de "fontes" e "meios". No Google Analytics, uma fonte geralmente é o nível mais alto, incluindo fontes como Google, Facebook e domínios específicos, como "searchengineland.com". Médio é tipicamente o meio de transporte dessa fonte, como "orgânico" ou "encaminhamento" ou "email".
As fontes e os meios citados acima são exemplos de tags padrão que o Google Analytics pode atribuir ao tráfego. Por exemplo, se alguém clicar em um link na pesquisa do Google, é fácil para o Google Analytics identificar o Google como fonte e o meio como orgânico.
Claro, também é possível que as pessoas colocem etiquetas personalizadas e de origem em links, usando a marcação UTM . E é aí que, pelo menos, parte do problema com o canal social padrão reside.
O que é perdido pelo canal social padrão
É uma ótima idéia adicionar tags UTM aos links que você cria para compartilhar nas mídias sociais. Ao fazê-lo, você pode ver, com granularidade muito maior, exatamente quais campanhas e fontes de mídia social impulsionaram o tráfego de suas promoções sociais orgânicas e pagas.
O problema é que o Google Analytics não reconhece nenhuma fonte personalizada ou tags médias com as configurações de canal padrão. Isso atinge o canal Social particularmente difícil, pois tanto a fonte como o meio devem corresponder exatamente aos critérios padrão predefinidos para cada um. Assim, mesmo se a fonte ainda mostrar como, por exemplo, o Twitter ou o Facebook, se o meio for diferente de "encaminhamento" ou "social", o tráfego não será atribuído ao canal social.
Isso significa que qualquer tráfego de redes sociais para o qual você ou outros criaram tags UTM personalizadas provavelmente não aparecerá no canal social, mesmo que a origem do tráfego seja claramente a partir de uma rede social.

Então, onde é que o tráfego com etiquetas personalizadas vai?
Acontece que o Google Analytics tem um canal padrão que é o equivalente a essa "gaveta de lixo" que todos temos em nossas cozinhas, onde despejamos qualquer coisa (parafusos ímpares, faixas de borracha, recibos diversos e assim por diante) que não temos um lugar para. A gaveta de junk GA é o canal "(Outro)".
(Outro) é onde a GA coleta qualquer tráfego que não pode atribuir a um dos outros canais padrão. Se uma quantidade significativa de seu tráfego estiver no canal (Outro), você deve dar uma olhada na sua fonte. Se depois de clicar em (Outro) no relatório Canais você ver algumas redes sociais, você tem um problema. Seu canal social está sendo roubado de grande parte do crédito que merece.

Como corrigir o canal social do Google Analytics
A boa notícia: você pode forçar o Google Analytics a atribuir seu tráfego de mídia social a ser despejado em (Outro) para o canal social. Para fazer isso, você deve personalizar o canal social padrão.
O fato de que você pode personalizar os canais padrão é provavelmente um dos poderes secretos menos conhecidos do Google Analytics. Veja como fazê-lo para capturar todo o seu tráfego social no canal certo.
1. Identifique as tags misattributed
O primeiro passo é encontrar e gravar as tags médias específicas das fontes de redes sociais que estão sendo enviadas para o (outro) canal.
Primeiro, defina o intervalo de datas para um período suficientemente longo que provavelmente irá capturar todos os tipos de tráfego que você precisa ver. Quanto tempo vai depender de quanto tráfego você recebe de social.
Em seguida, vá para Aquisição> Todos os Tráfego> Canais na barra lateral esquerda. No relatório, clique em (Outro) na coluna Agrupamento de canais padrão.
Expanda "Mostrar linhas" (na parte inferior direita dos resultados) até que você possa ver todos os resultados. Agora, veja para ver se as redes sociais são exibidas na coluna Origem (veja exemplo na ilustração anterior). Se o fizerem, você precisa descobrir quais tags médias estão fazendo com que elas sejam despejadas em (Outros).
Para fazer isso, clique no botão Dimensão secundária na parte superior dos resultados, digite "médio" na caixa de pesquisa e selecione "Médio" nos resultados suspensos.

A ilustração abaixo mostra o que vimos quando examinamos nosso próprio canal (Outro) há alguns meses atrás:

Como você pode ver, a maioria das nossas principais fontes em (Outros) eram redes sociais. A coluna Medium revela por que eles estavam lá. Nós marcamos nossos próprios links compartilhados com as mídias sociais com "social-share" para postagens orgânicas e "pagas-sociais" para links em promoções pagas ou postagens. Além disso, nosso plugin de botões de compartilhamento social, Social Warfare, marca automaticamente todos os links compartilhados através dele com a "guerra social" média.
Anote todas as tags médias que estão conectadas com uma fonte de rede social neste relatório.
2. Personalizar o canal social padrão
Para encontrar as configurações de canal padrão, clique em Admin na parte inferior da barra lateral esquerda. Certifique-se de que você está na conta, propriedade e exibição a partir da qual você faz o seu monitoramento e relatórios analíticos.
Sob a coluna Exibir, selecione Configurações de canal, Agrupamento de canais.

Agora selecione "Agrupamento de canais padrão". (Essa será a única escolha, a menos que tenha criado grupos de canais personalizados.) Encontre o canal social e clique no ícone de lápis para editá-lo. Se você nunca modificou este canal antes, você deve ver apenas o que aparece abaixo. Não altere ou exclua a configuração do Canal Definido pelo Sistema.

Clique na opção "OU" à direita da configuração do canal padrão do sistema. Isso permite que você adicione uma regra condicional que se acionará além do que a configuração padrão faz. Então você irá capturar o que o filtro padrão está configurado e o que o seu filtro adicional captura.
A caixa do menu que agora aparece na esquerda dirá "Canal Padrão do Sistema". Isso está OK; cada novo filtro sempre padrão para o que você usou pela última vez. Clique nisso e digite "fonte" na caixa de pesquisa. Em seguida, selecione "Origem / Média" das opções. Na segunda caixa do menu, selecione "corresponder exatamente".
Agora, vá para a lista de tags médias que você criou na primeira etapa - as que você deseja mostrar no canal social. No campo vazio no seu novo filtro, comece a digitar o texto exato de uma dessas tags. Após alguns personagens, você deve ver um drop-down de partidas. Selecione um que esteja na sua lista de destinos de origem / médio.

Neste exemplo, selecionei "twitter / social-share" porque "social-share" é uma das nossas tags médias personalizadas, como descrito acima. Suas tags, é claro, serão diferentes.
Continue a clicar em "OU" no final de cada nova regra, e proceda como acima até que você tenha adicionado todas as tags fonte / média da sua lista do (outro) canal. Nossa lista final de regras parece assim:

Com essas configurações, agora capturamos todo o tráfego de nossos próprios links de compartilhamento social ("social-share") e qualquer tráfego de pessoas que usam nossos botões de compartilhamento de redes sociais ("guerra social") de todas as nossas principais redes sociais.
Pro dica: se você decidir mais tarde que não quer uma dessas regras, clique no sinal de menos "-" à direita para removê-lo.
Opcional: se você precisar, você também pode excluir todas as tags das redes sociais que, por qualquer motivo, você não deseja no seu canal social. No nosso caso, queria excluir todo o tráfego social etiquetado com meio = "social pago", como eu queria colocar isso em seu próprio canal personalizado (mais sobre isso abaixo). Eu criei essa exclusão com um operador "AND", como eu queria que ele atuasse em todas as outras condições acima. Observe na segunda caixa que escolhi "não corresponde exatamente".

Para completar a personalização: depois de ter certeza de que construiu todos os filtros desejados, deslize até a parte inferior da caixa do grupo de canais e clique em "Concluído". Você também deve clicar no botão "Salvar" na parte inferior de todos os padrões canais para que suas configurações de canais sociais personalizadas tenham efeito.
Nota importante! Tal como acontece com a maioria das configurações no Google Analytics, suas novas configurações de canal não têm efeito em dados históricos. Você começará a ver sua mudança de dados a partir do dia que você implementar e salvar essas mudanças e indo para a frente a partir dessa data.
3. Solicite os canais padrão
Uma coisa final a ser observada: a ordem dos canais em seu agrupamento de canal padrão é importante. Ou seja, os filtros serão processados na ordem em que aparecem nas suas configurações, de cima para baixo. Portanto, o canal mais alto irá capturar tudo o que seus filtros estão configurados e apenas transmitir o que ele não captura nos canais abaixo.
Para os fins do que estamos fazendo aqui, você provavelmente não precisa fazer qualquer mudança de ordem. Uma vez que o canal (Outro) é apenas um vertedouro para qualquer outro canal que não filtrar, ele sempre vem em último lugar. Na verdade, nem aparece neste menu, pois você não pode personalizá-lo.
Se você decidir que você precisa reordenar todos os canais, basta pegar as duas linhas de quatro pontos à esquerda do canal que deseja mover e arraste-o para cima ou para baixo.

4. (Opcional) Criar um canal definido pelo usuário
Além de personalizar qualquer um dos canais padrão, você pode criar seu próprio canal personalizado e adicioná-lo ao grupo padrão. Em seguida, aparecerá no relatório de canais como todos os canais padrão.
No nosso caso, queria segmentar nosso tráfego social pago de outros tráfegos sociais, deixando o canal social mostrando apenas o tráfego social orgânico. Como você viu acima, eu já criei uma exclusão para evitar que o tráfego pago apareça no canal social.
Para criar um canal personalizado, nas configurações de agrupamentos de canais padrão, clique na caixa "Definir um novo canal".

Nomeie seu novo canal e, em seguida, defina suas regras (filtros) conforme você aprendeu a fazer nas etapas anteriores para personalizar o canal social.

Nesse caso, eu configurei o Medium para combinar exatamente com "pay-social", pois usamos essa etiqueta média em todos os links que colocamos em nossas campanhas de mídia social paga. Isso irá capturar qualquer tráfego desse tipo, independentemente da rede social de onde ele venha.
Clique em "Concluído".
Como passo final, arrastei meu novo canal Social pago acima do canal Social nas Configurações do grupo de canais. Isso garantirá que nenhum dos tráfegos sociais pagos seja conquistado pelo canal social, já que o canal da Rede Social paga que chegará primeiro já o pegou.
Lembre-se de clicar em "Salvar" na parte inferior das configurações de agrupamento de canais padrão para ativar o seu novo canal.
Alguma pergunta?
Espero que você tenha achado esse guia útil, e também espero que você esteja tão encantado quanto eu ver nosso canal social finalmente obtendo todo o crédito que merece em nossas análises. Uma quantidade significativa de nosso tráfego social vem dos links marcados que compartilhamos, e me dói pensar em tudo o que era invisível em nosso relatório de canais até eu fazer essa mudança!
Se você tiver alguma dúvida ao tentar implementar isso para o seu Google Analytics, sinta-se à vontade para me fazer um tweet no @marktraphagen.
Comentários
Postar um comentário